venerdì 3 luglio 2020

pc 3 luglio - Dalla Galizia all'India: Libertà per Varavarao- Saibaba e tutti i prigionieri politici

GALIZA VERMELHA

Fagamo-nos ouvir ao exigirmos a libertaçom do poeta revolucionário Varavara Rao, do professor Saibaba e de todos os presos políticos da Índia.




Enquanto a Índia está enfrentando o Covid-19, os governos estatais e central do país negam-se em libertar Varavara Rao, um poeta revolucionário de 81 anos, preso polo caso Bhima Koregaon. Enquanto isso, alguns presos dessa prisom morreram devido ao Covid-19. Personalidades de destaque do país e do exterior figeram-se ouvir ao exigir a libertaçom deste poeta revolucionário. Pensamos que é o nosso dever somarmo-nos à exigência pola libertaçom de Varavara Rao, do professor Saibaba e todos os demais.
Por ocasiom do 200º aniversário da vitória dos dalits na guerra contra a casta superior Peshwas em Bhima Koregaon, as forças Hindutva espalharam violência e em 28 de setembro de 2018 Varavara Rao, Sudha Bharadwaj, Vernon Gonsalves, Arun Ferreira e Gautam Navlakha foram presos em Delhi, Pune, Faridabad, Mumbai e Hyderabad sob várias acusações. Posteriormente, Shoma Sen, Anand Teltumbde, Surendra Gadling, Mahesh Raut, Sudhir Dhawale, Rona Wilson e muitos outros ativistas sociais,
advogados, poetas e professores foram presos. Eles foram acusados sob várias leis inconstitucionais, como a Lei de Prevençom de Atividades Ilícitas (UAPA), sediçom e assim por diante. A lista também inclui o professor GN Saibaba, com umha invalidez de 90%, que está a ser mantido numha pequena cela da cadeia de Nagpur, umha infraestrutura cruel e inumana para manter umha pessoa com os seus problemas de saúde. Como resultado, a sua condiçom física está a se deteriorar dia a dia. Por outro lado, o veterano líder teórico maoísta Kobad Ghandy, apesar de sofrer de uma doença mortal como o câncer, está sendo mantido em prisom com novas acusações falsas. Em 28 de maio, o poeta Varavara Rao caiu inconsciente na prisom, sendo internado no Hospital JJ em Mumbai. Embora o seu estado era só minimamente estável, ele foi levado de volta à prisom em 1º de junho.
A família de Varavara Rao nom tivo permissom para visitar o hospital, nem tiveram a oportunidade de conversar com o poeta ao telefone. Nesta situaçom, a esposa de Varavara Rao pediu fiança no tribunal da NIA, mas esse pedido foi rejeitado. Em 26 de junho, o tribunal da NIA novamente rejeitou o pedido de fiança de Varavara Rao em relaçom à sua doença. Apesar dessa política repressiva do Estado, os protestos e movimentos de operários, camponeses, estudantes e ativistas sociais em diferentes partes da Índia nom pararam. E é aqui que a classe dominante teme o octogenário Varavara Rao, ou o professor Saibaba. É por isso que eles devem ser mantidos na prisom, mesmo durante a crise do coronavírus. Em contrapartida, pelo menos 100 intelectuais de destaque no mundo, como Noam Chomsky, Judith Butler, Homi K Bhabha, Partha Chatterjee e Gerald Horne, escreveram cartas ao Presidente e ao Chefe de Justiça da Índia exigindo a libertaçom de Varavara Rao. 375 personalidades de destaque da Índia, incluindo Amol Palekar, Shabana Azmi, Shankha Ghosh, Aparna Sen e Kaushik Sen, escreveram uma carta aberta ao governo central da Índia.Enquanto isso, recentemente 14 parlamentares indianos escreveram uma carta ao ministro-chefe de Maharashtra, Uddhav Thackeray, solicitando que o poeta revolucionário Varavara Rao fosse transferido da cadeia de Taloja, onde vários presos já morreram de coronavírus, para um hospital. Oficialmente, o número de casos confirmados do Covid-19 na Índia é de cerca de meio milhom e mais de 16.000 morreram. O governo indiano está arriscando a vida de Varavara Rao, o governo da Índia será responsabilizado se algum deles estiver infetado com o vírus durante a sua detençom. Mais uma vez, exigimos que o governo da Índia libere imediatamente o poeta revolucionário Varavara Rao e outros ativistas sociais. Hoje é nosso dever moral fazermo-nos ouvir nessa demanda.
Para mais informaçom sobre a campanha pola sua posta em liberdade e aspetos relacionados com o processo revolucionário na Índia e a solidariedade com este, recomendamos aceder ao portal https://indiavermella.blogspot.com/
Liberdade para Varavara Rao, o professor Saibaba, e todos os retaliados polo velho estado índio!
Liberdade presos e presas políticos galegos!
Solidariedade sempre com os prisioneiros políticos revolucionários e anti-imperialistas do mundo!


jueves, 2 de julio de 2020


ÍNDIA: PARLAMENTARES FAZEM PETIÇÃO EM DEFESA DE VARAVARA RAO E DR. SAIBABA

Catorze membros do parlamento indiano redigiram uma petição ao Ministro-chefe de Maharashtra, Uddhav Thackeray, exigindo tratamento médico ao poeta revolucionário de 81 anos, Varavara Rao, e ao professor universitário Dr. G.N. Saibaba, preso desde 2014 com saúde fragilizada, atingido por mais de 19 problemas de saúde desde sua prisão e com 90% de seu corpo paralisado.

Os parlamentares argumentam as frágeis situações de saúde de ambos os presos políticos e que as precárias condições das masmorras do velho estado não oferecem atenção médica necessária para ambos.

O CEBRASPO reproduz a denúncia e exige não apenas o atendimento médico aos mencionados, mas também a liberdade incondicional aos mesmos e a todos os presos políticos do velho estado indiano.

Postamos abaixo tradução do comunicado postado no portal redspark:

Expressando sua grave preocupação com a saúde do poeta Varavara Rao, de 81 anos, que foi condenado no caso Bhima Koregaon, 14 membros do Parlamento (MPs) escreveram ao ministro-chefe de Maharashtra, Uddhav Thackeray, em 19 de junho, instando as autoridades estaduais a fornecer tratamento médico a Rao e ao ex-professor da Universidade de Delhi GN Saibaba.

Os catorze parlamentares, de vários partidos políticos, incluindo PCI (M), Congresso, DMK, VCK, PCI e RJD, pediram atenção médica para a dupla à luz do surgimento de casos de COVID-19 nas prisões.

Rao foi preso na cadeia central de Taloja, Navi Mumbai. Em 28 de agosto de 2018, ele foi preso por seu suposto envolvimento na violência de Bhima Koregaon e foi acusado de conspirar para assassinar o primeiro-ministro Narendra Modi.

Em sua carta, os deputados escrevem que o homem de 81 anos vomita diariamente e não está se sentindo bem. Os parlamentares mencionaram que seus relatórios de saúde mencionam um distúrbio eletrolítico que pode ter um impacto prejudicial à saúde, já que Rao é um paciente cardíaco. A carta acrescentou que suas úlceras intestinais também precisam de um exame urgente e que o procedimento não foi realizado nem mesmo após seis meses de sua prescrição.

“Como ele está em péssimas condições de saúde, pedimos que você o transfira para um hospital. O nível atual de atendimento prestado na cadeia não é aceitável. Pedimos que você lhe dê a atenção médica necessária e urgente, movendo-o para um hospital ”, acrescentou o comunicado.

Os deputados que escreveram para o Maharashtra CM são: PR Natarajan (CPI (M)), KK Ragesh (CPI (M)), K Subbarayan (CPI), Uttam Kumar Reddy (Congresso), Komati Reddy Venkat Reddy (Congresso), Manoj Jha (RJD), D Ravikumar (VCK), Thol Thirumavalavan (VCK), A Revanth Reddy (Congresso), Sumathy Thamizhachi Thangapandian (DMK), Tiruchi Siva (DMK), Kanimozhi (DMK) e S Venkatesan (CPI (M)) )

"Também aproveitamos esta oportunidade para solicitar acesso ao tratamento médico para o Dr. GN Saibaba, o professor de cadeira de rodas com 90% de deficiência, cuja condição de saúde também é mais vulnerável", acrescentaram o comunicado.

O poeta e escritor de esquerda Varavara Rao está entre os 11 ativistas de direitos humanos que foram presos por seu suposto papel na violência de Bhima Koregaon. Os outros são Sudha Bhardwaj, Shoma Sen, Anand Teltumbde, Gautam Navlakha, Arun Ferreira, Vernon Gonsalves, Surendra Gadling, Mahesh Raut, Sudhir Dhawale e Rona Wilson.

Em uma carta emitida em 16 de junho, 500 pessoas, incluindo personalidades do cinema como Soumitra Chatterjee, Adoor Gopalakrishnan, Naseeruddin Shah e Aparna Sen, escreveram: “Esses ativistas não são criminosos condenados. Nem planejam fugir do país e fugir da lei. Exigimos que eles recebam fiança imediatamente por motivos humanitários, pois suas vidas estão em risco no momento em que uma pandemia ocorre em todo o país. ”

Em 30 de maio, a esposa de Rao exigiu sua libertação imediata sob fiança depois que ele foi hospitalizado no hospital JJ, na noite de 28 de maio. Os médicos disseram que Rao havia reclamado de tontura e desmaiado por um breve período. No entanto, ele foi mantido no hospital por apenas um período de três dias.

As informações podem ser visualizadas em: https://www.redspark.nu/en/political-prisoners/fourteen-members-of-parliament-petition-maharashtra-state-government-on-behalf-of-varavara-rao-and-dr-g-n-saibaba/

Nessun commento:

Posta un commento