lunedì 27 gennaio 2014

pc 27 gennaio - Brasile - questa coppa del mondo non s'a da fare! dai compagni brasiliani.. i 'nostri' sono MEPR- FIP

Brasil - ‘Não vai ter Copa’ no Rio de Janeiro



Imagens da manifestação de 25 de janeiro em São Paulo.

Publicado em Sem categoria 25 de janeiro em Recife, Pernambuco.



Fotos enviadas pelos companheiros do Movimento Estudantil Popular Revolucionário da manifestação de 25 de janeiro em Brasília.

São Paulo. Foto: Futura Press.
Por Rafael Gomes Penelas
Neste 25 de janeiro, a brava juventude combatente brasileira foi às ruas de diversas cidades do país conclamando: ‘Não vai ter Copa!’. Estes são os primeiros protestos populares de 2014 contra a Copa da Fifa e a farra da grande burguesia amplamente convocados pelas redes sociais.
São Paulo
“Se não tiver direito, não vai ter Copa”. Sob esta consigna, centenas de manifestantes se reuniram na tarde deste sábado no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) para protestar contra a Copa do Mundo. O ato teve início às 18h. O policiamento foi reforçado na Avenida Paulista e, segundo informações veiculadas na imprensa, contou com 2 mil homens.
Por volta das 19h30, teve início um confronto entre os manifestantes e a repressão na rua Barão de Itapetininga, próximo ao Teatro Municipal. Vários objetos foram lançados contra a PM. Agentes da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) foram acionados. Algumas agências bancárias e grandes lojas foram alvejadas. Uma viatura da Guarda Civil foi destruída.
Rio de Janeiro. Foto: Patrick Granja / A Nova Democracia.
Rio de Janeiro
A manifestação teve concentração em frente ao Copacabana Palace, na zona Sul da cidade, às 17h. Com faixas, cartazes e bandeiras, centenas de jovens caminharam pelas ruas do bairro. Há denúncias de que a PM estava revistando todos que estavam de mochila.
Uma faixa levantada pelos manifestantes dizia: “Obras superfaturadas, dinheiro público desviado, famílias removidas”. Outro cartaz dizia: “Queremos hospitais padrão Fifa”.
Somente este ano, a juventude carioca já esteve na linha de frente de diversas manifestações contra o aumento das passagens e em apoio à resistência da Favela Metrô-Mangueira, na zona Norte. Na última sexta-feira, 24 de janeiro, os camelôs que trabalham no Centro protagonizaram um combativo confronto contra a Guarda Municipal.
Goiânia. Foto: Foto: Sub Solo/Coletivo – Marcos Aleotti.
Goiânia
Na capital goiana, cerca de cem jovens e trabalhadores, com máscaras e escudos, se manifestaram contra as despesas com a realização do megaevento. O ‘I Ato Contra a Copa do Mundo’ se concentrou em frente ao Teatro Goiânia, às 9h. Em seguida, os manifestantes seguiram pela Avenida Anhanguera até a Avenida Araguaia, chegando a Praça do Bandeirante, na Avenida Goiás. Uma faixa foi erguida questionando de forma irônica: “Você é contra a Copa? Você é terrorista!”.
Barricadas com pneus em chamas foram erguidas no cruzamento das avenidas Goiás com Anhanguera e na Rua 84.
Recife. Foto: Divulgação no Facebook.
Recife
Na capital pernambucana, os manifestantes partiram da Avenida 13 de Maio até a Avenida Agamenon Magalhães. Entre as faixas e cartazes, destacava-se um com os dizeres: “A Copa mata, desabriga e violenta o povo”.
Outras manifestações ocorreram em Brasília, Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Vila Velha (ES) e outras cidades.
Porto Alegre
Na última quinta-feira, 23, mais de mil pessoas compareceram ao protesto convocado pelo Bloco de Lutas pelo Transporte Público. Entre outras bandeiras, uma das principais reivindicações dos manifestantes era contra a realização da Copa do Mundo.
Em coro, o “Não vai ter Copa” ecoou na passeata que saiu da Praça Montevidéu, passando por diversas ruas do Centro. No caminho, jovens deixaram várias palavras de ordem escritas nos muros.
Viatura da Guarda Civil foi alvejado em São Paulo.

Nessun commento:

Posta un commento